quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A caridade, em sua essência, é a materialização do amor....



A dignidade, o carinho, a boa vontade, o auxílio, o amor, podem estar em qualquer lugar, tendo como instrumento qualquer pessoa, qualquer um que tenha desejo de ser útil, de servir, e acima de tudo, responsabilidade para cumprir seus objetivos cármicos, já que o bem é a meta principal de todos nós, mesmo que muitos ainda a isso não assimilem e compreendam.


Maior se torna esta perspectiva, quando nos referimos aos condutores de almas, quando aqueles que os buscam, independente da frente religiosa que representam, o fazem na busca da paz, do equilíbrio, do conhecimento, da fé, do refrigério sobre as dificuldades e dissabores que enfrentam, sejam eles físicos ou espirituais, que anseiam por um lenitivo aos seus sofrimentos, ou para entes queridos dos quais são arrimo, onde quem está capacitado para doar, se sincero em suas intenções, termina sempre por ser o mais beneficiado, recebendo continuamente maiores possibilidades de trabalho e aprendizado.


Não há religião que alicerçada na Bondade e Justiça Divina em sua essência, que baseie seus conceitos na concórdia, no entendimento, no respeito, no amor, na necessidade de agirmos no bem para colhermos o bem, que não seja um farol a clarear o caminho para inúmeros seres que buscam ávidos um entendimento maior de sua existência, uma fé que os sustente nos embates da vida, que lhes deem a certeza que a resistência ao mal, ao erro, aos desregramentos e vícios, traz em si a perspectiva que maiores e melhores frutos serão colhidos em um futuro de realizações e conquistas.


Padres, pastores, rabinos, pais de santo, monges, dirigentes espíritas, médiuns, todos podem e devem agir sempre com o objetivo de apoiar e incentivar que seus seguidores, seus discípulos, seus companheiros de doutrina, encontrem um caminho seguro para o equilíbrio íntimo, para a valorização de sentimentos nobres, para a civilidade e o respeito no proceder, para a tolerância pelas diferenças, para a liberdade de expressão, dando a garantia do questionamento, da compreensão dos princípios que regem sua frente religiosa, da participação efetiva, e não simplesmente objetivando a manipulação, a imposição, o desejo de controlar e administrar a fé alheia, como se seus seguidores não tivessem a capacidade de entender e aceitar de forma lógica e racional os princípios e os conceitos básicos que formam sua religião.


Se não existe essa possibilidade, se o dogmatismo impositivo é a forma pela qual os condutores de almas desejam incutir em seus seguidores o que vem a ser o certo e o errado, acende-se o alerta em referência a pureza doutrinária daquilo que está sendo tratado e passado, pois, na maioria das vezes, infelizmente, os que comandam, nestas situações, baseiam suas ações em desejos escusos, sombrios, ligados mais aos seus interesses próprios, mesmo que agindo de boa fé, levados pelo orgulho, pela vaidade, pela prepotência de serem os detentores únicos da verdade.


Não podemos confundir, entretanto, em nenhum momento a Religião com as pessoas que as conduziram e que hoje conduzem, porque todas as frentes, em sua essência conceitual, pregam a paz e o amor, ainda que com variantes decorrentes da época em que foram trazidas, e o que difere ao longo do tempo, são as pessoas que as conduzem, que as representam, onde os valores temporais e materiais geralmente se sobrepõem ao bem que todas elas trazem em si, quando se desvirtua o ideal para atender a interesses meramente carnais.


Assim ocorreu e ainda hoje ocorre com todas as frentes religiosas, umas mais ou menos atingidas, variando a época e o local, algo que, infelizmente, a Doutrina Espírita não escapa, tanto que hoje vemos subdivisões em seu corpo doutrinário, com diferentes frentes, onde tanto uma parte como outra julga deter a verdade, a pureza doutrinária, esquecendo que o próprio Codificador asseverou que o Espiritismo era uma ciência, uma religião ainda nascente, construída, sim, sob bases sólidas, mas com ainda muito a oferecer em relação ao conhecimento e informação para que cada vez mais o ser humano se aproxime de sua real capacidade realizadora como individualidade universal.


Se há de se defender a pureza doutrinária, que se o faça de acordo com a Codificação Espírita como um todo, em suas obras básicas, assim como os relatos completos dos onze anos aos quais à Revista Espírita esteve sob o comando de Allan Kardec, e não ratificando erros que outras religiões já cometeram de a ela se referir apenas nos pontos que estejam de acordo com a nossa forma de pensar e de agir, gerando automaticamente dogmas, quando passamos a querer impor o certo e o errado, subtraindo o direito inalienável que cada um tem de, por si, estuda-la, compreende-la, e tirar suas próprias conclusões, isso, claro, desde que a intenção do estudioso seja de fato sua evolução espiritual e o caminho do bem.


Além do estudo completo do conceitual já existente da Codificação Espírita e das obras sérias que à complementam, o aprendiz, o seguidor, o tarefeiro, precisa também seguir a mesma postura que caracterizou a elaboração do Espiritismo por parte do Codificador, ou seja, manter a mente aberta para novos conhecimentos, novas informações, nada aceitando a priori, sem a devida avaliação individual e conjunta, mas também não rejeitando a tudo que surja por não constar no corpo de Doutrina, sem a devida atenção, o devido estudo, a compreensão sincera do que lhe está sendo apresentado, porque assim esperava Kardec que o fizesse os detratores e críticos do Espiritismo nascente, que o condenavam e zombavam sem conhecimento de causa, sem ter dedicado seu tempo ao estudo sério, a compreensão do que estava sendo exposto, como ele mesmo o fez com tudo que surgia como novidade ou como ciência, tanto que em seus relatos vemos muitas vezes ele, a princípio, se interessar por teorias, as quais, depois, com um mais aprofundado estudo, reconhecia-se em erro, rejeitando-a, assim como muitas vezes após a negação inicial, ser convencido da veracidade dos fatos.


O Codificador valorizou sempre acima de tudo o livre arbítrio, a liberdade de questionar, de duvidar, de buscar respostas e explicações racionais e lógicas, e isso fazia até mesmo ao lidar com espíritos reconhecidamente superiores que participaram da elaboração da Codificação Espírita, para isso basta ler com atenção O Livro dos Espíritos.


Os Condutores de Almas, do Espiritismo e de todas as frentes religiosas, aqueles que tomam para si a responsabilidade de levar o conceito e a pureza de sentimentos que sua Doutrina possui, são corresponsáveis por tudo que incutirem de positivo e de negativo na mente e no coração de seus seguidores, sendo suas intenções, sua sinceridade no proceder, o ideal que o sustenta e o estimula, fatores principais para que venha a ter êxito naquilo que escolheu para si, da mesma forma que cada seguidor é responsável também por sua postura, do quanto é sincero em seus desejos quando se aproxima de uma frente religiosa, quais são, de fato, suas necessidades e prioridades, que ali está para buscar lenitivo, conhecimento, paz, equilíbrio, ou apenas para satisfazer seu ego, suas paixões mesquinhas, seus sentimentos inferiores, escondido atrás da capa de uma religião.


Somos todos, condutores e seguidores, seres falíveis, ainda em processo franco de transformação, de renovação, sendo assim de fundamental importância que busquemos, como prioridade, focar toda nossa intenção e desejo no bem, nos exemplos dos que representam cada uma das frentes religiosas.


Para nós espíritas, é o Nosso Amado Mestre Jesus o farol maior a nos mostrar o caminho a seguir, seus ensinamentos, seus exemplos, e como lema, adotemos o da Doutrina, que diz que fora da caridade não há salvação, porque a caridade, em sua essência, é a materialização do amor, sentimento único que um dia unirá a todos os povos e religiões.



Que assim seja! 

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