terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

"Amor"




O principal alimento, gênero de primeira necessidade e imprescindível para a vida, para o equilíbrio físico e espiritual, para a felicidade, para a paz, é o Amor!


Com ele a guiar nossos passos, sendo o fato gerador de nossas escolhas e decisões, outros sentimentos básicos para nossa transformação espiritual para o bem irão aflorar de forma lógica e contínua, pois dele derivam, como a amizade, o respeito, a fraternidade, a caridade, a paciência, a tolerância com as diferenças, a tudo simplificando, a tudo perdoando e relevando, na pureza que sua essência transmite a todos que se esforçam para fazê-lo florir de seus íntimos.


Quando não só o homem como individualidade, mas sim, o todo; a maioria da humanidade terrestre, independente de religião, de nacionalidade, de raça, de preferências políticas, conseguir fazer com que essa força divina, o Amor, prevaleça; quando essa maneira de viver, de sentir, de se expressar, de encarar os problemas, as dificuldades, as controvérsias, as diferenças, predominar à frente dos argumentos, das palavras, das atitudes, tudo se tornará mais simples, mais claro, de mais fácil solução.


Não mais haverá a necessidade de se impor condições, mas sim, apenas, compartilhar ideias, sugestões, considerações, mais facilmente se chegando a acordos, a entendimentos, a resultados práticos e positivos para todos os que se vejam envolvidos em situações contrárias ou com diferentes objetivos.


Quando o Amor dominar a maioria dos espíritos, será a fonte principal de energia da sociedade, o homem o encontrará onde for, em qualquer lugar, em qualquer ocasião, em qualquer situação que precise viver ou passar.


Em qualquer circunstância encontraremos pela frente um amigo, alguém bem intencionado, alguém que nos deseja o bem, que nos respeita. Encontraremos quem por nós não terá inveja, não cobiçará o que nos pertence, que não se incomodará com o nosso sucesso, que irá nos auxiliar a nos reerguemos no nosso fracasso, que verá a nossa felicidade como incentivo a sua própria felicidade.


Quando nossa humanidade atingir a este estágio ela terá o amor como principal alimento, a amizade será o soro renovador, o respeito será o remédio sempre indicado, a fraternidade será a água que sacia a sede.


Utopia? Um sonho irrealizável?


Será esperar demais que o ser humano consiga chegar ao estágio que tenha como fonte íntima, como guia infalível o Amor em sua essência?


Um dia teremos o Amor como parâmetro a ser seguido pela maioria das pessoas, quando o bem estará presente em todos os corações, quando o forte terá como objetivo maior amar e fortalecer ao mais frágil, onde o mais inteligente irá instruir ao que ainda tem dificuldade de compreender, que o são irá amparar e cuidar do enfermo, onde a igualdade de direito e de conquista seja algo real, garantido o êxito para aquele que se esforça, que luta, que se disciplina a melhorar e a se elevar.


A essência do nosso Universo é o Amor, se somos ainda incapazes de definir a Divindade, se não possuímos ainda o conhecimento e o discernimento para qualificar a Deus, ao Criador, não resta-nos dúvida, porém, que o Amor dele emana, em toda sua pureza, em toda sua força, e isso nos foi trazido e exemplificado pelo seu mais excelso emissário, por aquele que foi enviado exatamente para colocar este sentimento acima de todos os outros, como fator relevante e determinante para a nossa vitória espiritual. Jesus Cristo foi o maior representante entre nós do Puro Amor, e teve como objetivo maior exatamente nos mostrar que todos, sem exceção, somos capazes de alcança-lo, de acordo com nossas forças, com nossos objetivos, com nossa vontade e determinação.     


A transformação da nossa sociedade para o bem, para que não mais nos vejamos enredados pelos sentimentos inferiores, pelo negativismo das paixões, pelos vícios, pelos crimes, passa necessariamente pela transformação individual.


Um sonho pode se tornar realizável a partir do momento que o definirmos como sendo nosso ideal de vida, quando buscamos a forma de realiza-los, enumerando as dificuldades, as necessidades, aquilo que está ao nosso alcance, e aquilo que deveremos lutar para conquistar, nos disciplinando para tal, traçando um plano, um projeto.


Não temos o poder de transformar nossa sociedade, não temos nem mesmo o poder de transformar o nosso vizinho ou ao nosso filho, mas temos o total poder de transformar a nós mesmos, a determinar quem somos, o que pensamos, o que sentimos.


Se não podemos fazer nascer o puro amor em nossa sociedade, temos plenas condições de fazê-lo brilhar e transcender dentro de nós mesmos. Nós comandamos nossas ações, nossas reações, assim como Jesus o fez, e assim como Ele determinou, deixando claro que era o Caminho, a Verdade e a Vida, e quem quisesse segui-lo, para tal, bastaria carregar a sua própria cruz.


Carregar a própria cruz não significa sofrer, mas sim, se esforçar ao máximo para atingir seus objetivos, Ele nos mostra que quem quiser pode atingir ao estágio espiritual que Ele atingiu, mas que para isso, tem que fazer como Ele, que um dia em seu passado evolutivo, em outras paragens, também precisou lutar, se esforçar, vencer a si mesmo, fazendo nascer dentro de si o Puro Amor, em sua essência, em sua plenitude, capaz de perdoar aos inimigos, aos adversários, de curar com um toque, de avaliar a personalidade dos que os rodeavam com um olhar.


Se não podemos transformar ninguém além de nós mesmos, poderemos, dentro de nossas limitações, influenciar, exemplificar, auxiliar, orientar, mostrar o caminho, desta forma, em vez de nos entregar ao desânimo, ao medo, ao ceticismo, em vez de acreditar que a vitória do bem e do amor é meramente uma ilusão, uma utopia, nos unamos àqueles que não param para questionar ou duvidar, para criticar ou julgar, façamos a nossa parte e sigamos em frente, alimentemos o bem em nossas ações, façamos expandir o amor que trazemos dentro de nós, passo a passo, conquista a conquista.


Por mais que não possamos ver, caminham ao nosso lado outros irmãos que nisso acreditam, que assim agem, a vitória do bem, por mais que exista a resistência, é inevitável, porque quem está no comando assim o quer.



Vamos entrar para essa frente de trabalho, vamos nos engajar nesta luta, vamos caminhar rumo a conquista, a vitória, ao Amor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário