quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Com a palavra Kardec...(2)

“…a fé é um sentimento inato no homem, sobre os seus destinos futuros. É a consciência que ele tem das imensas faculdades, cujo germe traz consigo, em estado latente a princípio, e que tem de fazer desabrochar e crescer sob a sua vontade ativa…”
Trecho do Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo



“…arrependimento, expiação e reparação, constituem, portanto, as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências. O arrependimento suaviza a expiação,abrindo pela esperança o caminho da reabilitação; só a reparação, contudo, pode anular o efeito destruindo-lhe a causa. Do contrário,o perdão seria uma graça, não uma anulação…”
Trecho do Livro O Céu e o Inferno


“…Deus existe; do que não podeis duvidar, e isso é o essencial. Acreditai no que vos dizemos e não procureis ir além, perdendo-vos num labirinto do qual não conseguireis sair. Isso não vos tornaria melhores, pelo contrário, aumentaria o vosso orgulho, porquanto acreditaríeis saber, quando na realidade nada sabereis. Portanto, deixai de lado todos estes sistemas; tendes inúmeras coisas que vos tocam mais de perto, a começar por vós mesmos; estudai as vossas imperfeições, a fim de vos desembaraçardes delas. Será isso bem mais útil do que pretenderdes penetrar no que é impenetrável…”
Trecho do Livro dos Espíritos.



“…não se pode impor um médium ao Espírito que se deseja evocar: convém deixar que escolha ele mesmo o seu instrumento. Em todo caso, é preciso que, antes, o médium se identifique com o Espírito, pelo reconhecimento e pela prece, ou durante alguns minutos e, até, durante alguns dias, se possível, de modo que seja ativada a assimilação fluídica…”
Trecho do Livro O Principiante Espírita.




“…a certeza do futuro dá ao homem esperança e resignação; a dúvida lhe tira a paciência, porque nada espera do presente…”
Trecho do Livro O Principiante Espírita.



“…pressentimentos são lembranças vagas e intuitivas daquilo que o Espírito aprendeu em momentos de emancipação; por vezes são avisos ocultos dados por espíritos bondosos…”
Trecho do Livro O Principiante Espírita.



“…cada virtude tem seu mérito, porque todas são indício de progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que haja voluntária resistência ao arrastamento das más inclinações. Mas o sublime da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória é a que se funda na mais desinteressada caridade…”
Trecho do Livro dos Espíritos.



“…quer a justiça que a recompensa seja proporcional ao mérito, do mesmo que a punição proporcional a gravidade da falta. Assim, há infinitos graus nos gozos da alma, desde o instante em que entra na via do bem até o momento em que atinge a perfeição…”
Trecho do Livro O Principiante Espírita.


“…como o progresso é proporcional a vontade dos espíritos, muitos conservam, durante maior ou menor período, os gostos e as inclinações que tinham em vida, isto é, prosseguem nas mesmas idéias…”
Trecho do Livro O Principiante Espírita.


“…por vezes os médiuns de menor padrão  de moralidade recebem excelentes comunicações que não poderiam vir senão de Espíritos bons. Isto, porém, não deve causar espanto; elas sempre vêm com o objetivo de lhes dar sábios conselhos…”
Trecho do Livro O Principiante Espírita.

“…o divórcio é lei humana, que tem por objeto separar legalmente o que já estava separado de fato, e não vai de encontro as leis de Deus, por não reformar o que os homens fizeram, nem se aplicar senão quando a lei divina não fora levada em conta…”
Trecho do Livro O Principiante Espírita.



“…além das penas espirituais há penas e provas materiais que o espírito não depurado sofre, em nova encarnação, onde é posto em condições de sofrer aquilo que fez sofrer aos outros: ser humilhado, se tiver sido orgulhoso; miserável, se tiver sido mau rico; infeliz com os filhos, se tiver sido mau filho…”
Trecho do Livro O Principiante Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário